Veja outras áreas:

Distribuição de Energia Soluções em Energia Soluções em Construções Comércios e Serviços

SILOS

Armazenamento à altura de sua colheita!

Percebendo no mercado a necessidade de uma empresa que pudesse executar com critérios confiáveis de segurança, responsabilidade e comprometimento, com o passar dos anos a Ceraçá iniciou a construção de unidades de armazenamento de grãos, tornando-se referência na execução de silos de concreto na Região Sul do Brasil.

Buscando ampliar suas atividades no setor de construção civil, a Ceraçá iniciou no ano de 2005 a execução de silos de armazenamento de grãos em concreto armado, com formas deslizantes.

Silos

Canteiro de Obras com Central e Laboratório de Concreto

A Ceraçá possui os equipamentos e o domínio tecnológico da preparação e fornecimento de concreto usinado. Com o intuito de atender as necessidades do cronograma, a qualidade e consequentemente o cumprimento dos prazos, são locados no canteiro de obras: central dosadora de concreto, caminhões betoneira, bomba e laboratório de concreto.

Isolamento térmico e estanqueidade

A concretagem contínua, executada com concreto de alta resistência, criteriosamente preparado e acompanhado em ensaios de laboratório, garante a estanqueidade das paredes, evitando a entrada de umidade. Como forma adicional de impermeabilidade, é realizada pintura externa de acabamento com emprego de tinta com elastômero. Devido as características próprias do concreto e a espessura da parede, ocorre pouca variação térmica entre o meio externo e o grão armazenado.

Estrutura do Telhado, Testeira e Passarela

Executadas em treliças e terças metálicas, fechamento em telhas metálicas, com previsão para fixação de cabos de termometria, piso da passarela em chapa expandida e fechamento entre a cobertura e o silo com tela passarinheira, conforme exigências de portaria do Ministério da Agricultura.

Durabilidade, Manutenção e Custo Benefício

Todos os cuidados são tomados para assegurar a durabilidade da estrutura, desde o projeto até a execução da obra. As estruturas de concreto da Ceraça são dimensionadas e executadas para atingir a vida útil de 50 anos, ou mais. A otimização de projeto com a utilização de pisos internos inclinados e a concretagem contínua das paredes, garantem a durabilidade e dispensam a manutenção da estrutura. Menos potência elétrica necessária para aeração e o total aproveitamento de ar insuflado, são aspectos que convergem para um menor custo de operação e melhor custo benefício dos silos de concreto, quando comparados com os similares do mercado.

Aeração, Pisos internos e galerias dos silos

Os silos de concreto não possuem juntas ou parafusos, apresentando excelente rendimento da aeração. Por não existir perda do ar insuflado pelos ventiladores, proporcionam uma significativa econômica de energia elétrica. Isso contribui também para que não ocorram perdas de gás durante o tratamento de expurgo dos grãos. A redução de potência elétrica instaladas nos aeradores pode chegar a 30% quando comparados com os similares metálicos do mercado. Os pisos internos dos silos são executados normalmente em formato inclinado de “V”, ou tronco de cone, que permitem o escoamento gravitacional dos grãos sem emprego de equipamentos mecânico. Para agilizar a execução da obra, as galerias ou túneis são executadas com elementos pré-moldados, que após montados, são unidos por concretagens no local.

Concretagem contínua com formas deslizantes

As paredes dos silos são executadas em concretagens contínuas durante o período necessário para atingir a altura projetada. Desta forma, o silo se transforma em um único elemento estrutural.

Unidades de Recebimento e Beneficiamento de Cereais e Fábricas de Rações

Construção de moegas com plataformas de descarga, bases para balanças, bases para máquinas de limpeza, túneis e poços para elevadores e de ventilação.

Segurança do trabalho, alimentação e alojamentos

Em qualquer etapa da obra, a segurança do trabalho e o bem-estar dos colaboradores recebem cuidados e atenção especial. A empresa fornece EPIs e uniformes adequados. Cumpre integralmente as normas regulamentares e dispõe de técnicos em segurança do trabalho em período integral no canteiro de obras, acompanhando as tarefas, orientando e treinando os colaboradores. O cardápio das refeições e sua preparação são desenvolvidas e acompanhadas por nutricionista, visando atender e satisfazer as necessidades diárias de cada colaborador. Os alojamentos atendem os requisitos da Norma NR 18 e são mantidos em condições de limpeza e higiene, oferecendo aos colaboradores um ambiente de convivência e descanso saudável e confortável.

Ceraçá
Todos os direitos reservados 2013
Rua Miguel Couto, 254, Saudades - SC - Brasil
Telefone: (49) 3334-3300
Produzido por Brsis